Biografia

Padre Adalmiran

Padre Adalmiran Vasconcelos, nasceu em 29 de março de 1978, em Juazeiro do Norte – Ceará.  Foi pároco da Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, até o ano de 2016. Em 2018, o Padre realizará um trabalho na Comunidade Luz da Vida, em Goiânia – GO.

Com doze anos de Ordenação Sacerdotal, Padre Adalmiran tem provocado uma verdadeira transformação na vida religiosa, social e econômica no município de Farias Brito, ao elevar paróquia entre uma das mais evidenciadas do Brasil. A paróquia vem se destacando por realizar um trabalho de desenvolvimento sustentável e regional, com geração de emprego para o município.

O padre implantou um modelo único na paróquia, decretando o fim das cobranças de taxas para os sacramentos como casamentos, batizados e primeira eucaristia. Ele aboliu as modalidades convencionais de bingos e rifas nas festas dos padroeiros, focando na evangelização humano-catequética.

O pároco transformou a vida e a rotina dos cidadãos da cidade de Farias Brito, trazendo de volta o frescor da religião e o amor em frequentar a igreja, que estava mal cuidada.

Nesse processo de transformação da cidade de Farias Brito, além de trazer a população para a igreja, o padre também colaborou com a criação de outra escola para a a região, o Centro Educacional Face de Cristo (CEFAC). Uma escola que tem contribuído para melhorar a vida das crianças e a educação na cidade.

Outro projeto importante foi a criança da ABRAFOR (Associação Brasileira de Apoio às Famílias Órfas), que busca cuidar e amparar as famílias que perderam os seus filhos e tiveram as suas vidas mudadas. É um projeto inovador e pioneiro no mundo, que está a cada dia está se desenvolvendo e ganhando visibilidade no cenário nacional.

Evangelização

Nesse processo de evangelizar a sociedade, o Padre Adalmiran comanda dois programas de rádio. Na parte da manhã, às 10h, ele está no ar com “O Farol”, um programa que busca trazer a luz de Jesus para o caminho e a vida das pessoas. Já na parte da tarde, ele está no ar com “O Terço do Romeiro”, às 15h – na hora da misericórdia. Esta oração do terço foi elaborada pelo próprio padre, a partir da oração do terço já existente.

Ainda nesse processo de evangelização, todo dia 20 de cada mês, o padre realiza uma missa em homenagem ao Padre Cícero, no Pontal do Padre Cícero, em Farias Brito. É uma misa grandiosa que arrasta muito fiéis até esse lugar energizado.

O Pontal do Padre Cicero, em Farias Brito, é o Porto Seguro a partir da história em que em 1904 o Padre Cicero, em visita a localidade, fez a seguinte profecia “No dia que a pedra da Batateira rolar, e o Cariri virar mar, este local será o porto onde os navios irão atracar”. A partir das palavras do Patriarca do Nordeste, Padre Adalmiran e os pais órfãos, Jesus e Zulmira Máximo, vem direcionando todos os pais que estão com seus barcos à deriva para encontrar abrigo no Pontal do Padre Cicero.

O sacerdote é, também, o criador do Rancho do Farol, que fica próximo ao largo do Socorro, em Juazeiro do Norte. É uma extensão da ABRAFOR, onde os pais agendam horários e são atendidos pelo sacerdote como forma de aliviar as suas dores.

Padre Adalmiran é parceiro da REDE VIDA, na qual tem colabora para a implantação do sinal digital da emissora no estado do Ceará. O sacerdote também apresentou três edições do programa “Caminhos”, que tem como titular Gabriel Chalita, dentre outras participações em programas da emissora.